domingo, 22 de janeiro de 2012

Tecnologias sustentáveis

Eletrodomésticos com 'selo A' compensam financeiramente

Consumidor pode optar pelo produto que causa menos impacto ao meio ambiente e ainda economizar na conta de luz.

Quando o cliente entra na loja para comprar um aparelho de baixo consumo energético com selo “A” o planeta agradece, e o bolso também. Pelo menos foi o que mostrou a pesquisa do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
O cálculo levou em conta famílias de três a cinco pessoas moradoras de um imóvel de dois quartos mais a economia a partir da troca de aparelhos com a nova classificação de eficiência do instituto.
A partir de agora, os eletrodomésticos precisam consumir entre 3% e 5% menos energia para receber a nota máxima de avaliação. Devido a isso, o percentual de produtos disponíveis atualmente no mercado classificados como “A” deve cair, pois a exigência agora é maior.
O Inmetro verificou que os produtos mais sustentáveis não têm diferença de preço entre os demais. Há casos em que os mais eficientes custam até mais barato. .
As pesquisas realizadas pelo Inmetro também mostraram que, na hora da compra, 78% dos consumidores levam em conta a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que é fixada na frente dos aparelhos.
Uma das propostas “é melhorar e ampliar a informação nesta etiqueta, de forma a dar mais dados para que o consumidor faça a sua escolha”, afirma Borges. Ainda de acordo com o Globo, quase 100% das lavadoras de roupas são classificadas como “A”, agora com o novo regulamento a previsão é de que apenas 30% continuem nesta posição.
Através do site do Inmetro os próprios consumidores podem informar quais informações consideram imprescindíveis na nova etiqueta.

Celulares podem ganhar tela com célula solar

Sistema atualmente tem uma eficiência de 11%, produzindo um total de 5 miliwatts (mW) em um dispositivo com tela de 3,7 polegadas.

Um pesquisador do Centro de Nanotecnologia de Londres desenvolveu uma solução que poderá resolver o problema da curta vida útil das baterias de celular: embutir células solares na tela dos aparelhos.
egundo o pesquisador, Arman Ahnood, somente 36% da luz produzida pelos displays OLED é projetada e o restante é desperdiçado. E esta sobra que “vaza” pelas bordas do visor pode ser aproveitada com células solares, embutidas dentro da própria tela.
O sistema desenvolvido pelo pesquisador atualmente tem uma eficiência de 11%, produzindo um total de 5 miliwatts (mW) em um dispositivo com tela de 3,7 polegadas, mas ainda é inferior ao que um smartphone necessita.
Segundo pesquisas, um smartphone comum utiliza até centenas de miliwatts e até 68.6 miliwatts em um estado suspenso. Mas Ahnood afirma que a eficiência pode aumentar significativamente, ao ponto onde o sistema possa ampliar a vida da bateria em algumas horas.
O próximo passo das pesquisas será utilizar novos designs e materiais para que a eficiência energética chegue até 90%, o que já permitiria estender a vida útil da bateria em uma única recarga.

Mouse sustentável funciona sem baterias e sem pilhas

Equipamento não usa pilhas, nem precisa de baterias para substituição. Ele se alimenta apenas de um capacitador. Criado pela empresa Genius, o mouse sustentável é uma boa alternativa para quem prefere usar os sem fio.

Um modelo ideal para usuários que gostam de mouse sem fio, mas que reclamam da pouca durabilidade das pilhas ou pouca vida útil da bateria recarregável. Trata-se do DX-ECO, um mouse sem fio que funciona sem baterias a até quinze metros do computador.
Criado pela empresa Genius, o mouse sustentável é uma boa alternativa para quem prefere usar os sem fio. O novo equipamento não usa pilhas, nem precisa de baterias para substituição. Ele se alimenta apenas de um capacitador.
Ainda sendo chamado por algumas pessoas de condensador, o capacitor é uma tecnologia antiga. Trata-se de um componente eletrônico, que ficou conhecido no século 16 e armazena em si uma pequena quantidade de energia elétrica, que é bem menor do que a retida em uma bateria ou pilha.
A Genius não deixa claro quanto tempo o mouse funciona sem recarga, no entanto afirma que em impressionantes três minutos o aparelho volta a funcionar e pode ser recarregado ao menos cem mil vezes.
Outro beneficio é o fato de o mouse funcionar em até 15 metros de distância de um computador. Além disso, é ideal para ser usado em computadores com tela grande, pois tem sensibilidade ajustável entre 800dpi e 1600 dpi.
Idêntico a um mouse normal, ele possui formato ergonômico e Scroll Wheel. Ele ainda tem sete botões programáveis. O único problema é estar disponível somente na versão para destros. O preço sugerido nos EUA, segundo o TG Daily, é de 40 dólares.

Fonte: http://exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...