terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Amazônia não é pulmão do mundo

Quando se faz uma rápida visualização do nosso planeta pelo Google Earth, percebe-se a pequenez das grandes áreas habitadas, e talvez por isso, outrora, imaginava-se que a Floresta Amazônica seria o grande pulmão responsável pela reposição do oxigênio do mundo, Mas macro e micrometricamente avaliando estas indagações, vemos que não é bem assim...

Amazônia, pulmão do mundo. Não se sabe quem utilizou esta expressão pela primeira vez, mas o sentido dela é que na Amazônia haveria uma enorme produção de oxigênio, o que na verdade não corresponde à realidade, segundo especialistas.

Descobertas científicas demonstram que a floresta amazônica encontra-se em estado de clímax ecológico: toda a biomassa (o conjunto de matéria viva da região) acaba sendo utilizada por outros organismos para seu metabolismo, produzindo dióxido de carbono. É verdade que a floresta produz uma imensa quantidade de oxigênio mediante a fotossíntese durante o dia. Porém, as plantas superiores e outros organismos associados vivendo nessa mesma floresta respiram 24 por dia, ou seja, o oxigênio que a floresta produz acaba sendo utilizado na respiração dela mesma.

É importante salientar que a floresta amazônica constitui um enorme reservatório de carbono e, quando queimada, produz dióxido de carbono, aumentando assim o efeito estufa.

A Amazônia não é o pulmão do mundo no sentido comum do termo. No entanto, o sistema florestal da região, além de evitar a erosão, funciona como uma esponja, absorvendo substâncias trazidas pelos ventos e pelas chuvas, sob a forma de poeira e partículas, da África e do Atlântico.

Na capa de muitos jornais, sites, comunidades virtuais e blogs a Amazônia ainda é encarada como o grande pulmão do mundo. A ideia de que a floresta seria uma grande purificadora do ar, transformando gás carbônico em oxigênio, já foi desmentida por muitos cientistas, mas ainda sobrevive por aí. Apesar de haver muitas provas de que a Amazônia não exerce esse papel, é consenso entre os pesquisadores que as extensas áreas de floresta do Norte do Brasil têm grande influência no clima do planeta. Mesmo não sendo o tal pulmão, a Amazônia ainda seria um órgão vital.

O erro já começa no próprio apelido que se deu à Amazônia: O pulmão não supre o oxigênio, ele tira. O pesquisador explica que a floresta está em equilíbrio. Todo o gás carbônico capturado por meio da fotossíntese é liberado novamente à atmosfera quando as plantas respiram e quando as árvores morrem e entram em decomposição.  o fato de a Amazônia não funcionar como o tal pulmão do mundo não significa que ela possa ser destruída. O desmatamento de milhões de quilômetros quadrados de floresta poderia desregular o regime de chuvas e acentuar o aquecimento global.

Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...