Quem for a Manaus ou Cuiabá para os jogos da Copa do Mundo de 2014 não pode deixar de estender a viagem a uma passada pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, ou a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. É o que sugere uma lista de produtos e destinos compilados pelo Ministério do Turismo para o Mundial de Futebol. A ideia é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego.
Na Amazônia, são 25 destinos: 12 deles no Amazonas e 13 em Mato Grosso. A localização de cada um dos pontos escolhidos segue a regira de estar distante até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos palcos do Mundial. Ou seja, um motivo a mais para o turista prolongar a estadia e movimentar o turismo fora das grandes capitais.
Os destaques da Amazônia Legal são as opções de ecoturismo. Para os turistas no Amazonas, por exemplo, a pasta lista os atrativos do Porto e do Conjunto Arquitetônico da capital. Mas o turista que quiser mais pode ir a Presidente Figueiredo ou Rio Preto da Eva e conhecer o potencial de aventura da região.
Pouco mais distante, as sugestões podem ser o Festival de Parintins ou os hotéis de selva na região de Iranduba, Autazes, Manacapuru, Altazes, Silves e Itacoatiara. E há mais: o Ministério incluiu Belém no roteiro, por considerar a proximidade de 2 horas de voo e a importância cultural e de patrimônio histórico da capital paraense.
Em Mato Grosso, as sugestões são concentradas no Turismo de Aventura e no segmento de negócios, eventos e incentivo do agronegócio. Além de Cuiabá, listam Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara, Jucimeira e Nobres. Acima de 300 quilômetros de distância e em pouco mais de 1h de viagem estão destinos como Aquidauana, Miranda, Corumbá, em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Ministério, cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Um total de 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa. Pela estimativa oficial, o País vai totalizar 7,8 milhões de viagens domésticas no período.
Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios, o Ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012. Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur tenha R$ 139 milhões, mesmo valor do ano passado.
O estudo começou há três meses, quando técnicos do MTur e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção dos destinos e produtos.
Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/
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