quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Econotícia: Ecobarreira no canal 1 evita que o lixo chegue às praias

Feitas com garrafas Pets e, portanto, de baixo custo e apelo ambiental, uma ecobarreira foi instalada no canal 1, próximo à praia, para conter os resíduos sólidos descartados irregularmente. A iniciativa da Sabesp, em parceria com a prefeitura integra o programa Canal Limpo e visa garantir a balneabilidade das praias, além de impedir que o lixo entupa o sistema de admissão de água da empresa.

A ideia, já testada no canal 3 e aprovada pelos técnicos, funciona da seguinte maneira: garrafas pet descartadas na unidade de triagem e separação de materiais recicláveis, ligada à Semam (Secretaria de Meio Ambiente), recebem areia e são unidas por um cabo de aço plastificado e cordão de náilon. Com a base das garrafas virada para cima, o sistema fica preso nas laterais do canal e bloqueia a passagem do lixo.

Segundo o engenheiro civil e sanitarista da Sabesp Paul Simons, funcionários da companhia retiram diariamente cerca de 100 quilos de materiais (lixo e folhas) de cada canal. “E quando há muita sujeira no sistema, diminui a quantidade de água que é tratada dos canais. Por isso é importante evitar a obstrução”.

Para o chefe da Secomb (Seção de Contorle de Balneabilidade), da Semam, Márcio Paulo, a nova forma de contenção ajudará a manter as comportas fechadas por mais tempo. “Os resíduos sólidos flutuantes ficarão presos na ecobarreira e não na grade de admissão da interceptora”.

Pela reportagem, percebemos que, com pequenas ideias e força de vontade, é possível o controle de inundações e a recuperação ambiental. Vale ressaltar que, em paralelo, é preciso que sejam desenvolvidas atividades de educação ambiental com a população local, conscientizando as pessoas a não jogarem lixo nos curso d’água, fato que agrava o problema das inundações. A população precisa colaborar.

Fonte: http://www.santos.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...