terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Curiosidades: Sabão magnético e sabão ecológico

Sabão magnético pode limpar vazamentos de petróleo

O sabão é composto de sais ricos em ferro, dissolvido em íons de água, brometo e cloreto. Cientistas da Universidade de Bristol e do Institut Laue-Langevin desenvolveram um sabão magnético. O objetivo é limpar vazamentos de petróleo.

O sabão é composto de sais ricos em ferro, dissolvido em íons de água, brometo e cloreto. A partir desses componentes, é formado um núcleo magnético dentro das partículas do sabão. O uso de ímãs levanta as substâncias nocivas, mas sem perturbar o ambiente natural.

A preocupação vem dos acidentes petrolíferos, cujo impacto é devastador sobre a vida marinha. Por exemplo, o colapso da plataforma submersível de petróleo Deepwater Horizon, da BP (British Petroleum) lançou 4,9 milhões de barris de petróleo no Golfo do México durante 100 dias em 2010. O petróleo envenenou todo o ecossistema local.

De acordo com o relatório publicado na revista Nature, os produtos químicos lançados, como dispersantes e sabões industriais, criaram muitos problemas ambientais. Além disso, as moléculas só começaram a quebrar seis meses depois. Portanto, é necessária uma solução mais sustentável e segura, que possa ser coletada com facilidade após o uso.

Apesar de o sabão magnético ainda estar em fase teórica, os cientistas querem um detergente capaz de ser produzido para limpar os vazamentos de petróleo e de ambientes sensíveis com segurança e eficácia.

Submetido a testes limitados pelos pesquisadores, o sabão sensível a um campo magnético foi inserido em um tubo de ensaio, em uma solução orgânica menos densa. Então, o sabão levitou para a superfície com o efeito da força magnética.

Segundo os cientistas, existe a possibilidade do sabão magnético também ser usado para recriar o fenômeno em líquidos comercialmente viáveis, que podem ir desde o tratamento de água até produtos de limpeza industrial.

http://exame.abril.com.br

Sabão ecológico

Sabe todo aquele óleo de frituras que iria contaminar o meio ambiente? Ele pode virar sabão, deixando, assim, de poluir as águas e a atmosfera e contribuir para diminuir o aquecimento global.

A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera, um dos principais gases causadores do efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O óleo de cozinha que vai para o ralo da pia chega ao oceano pelas redes de esgoto. Em contato com água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano.

Eu já fiz a experiência filtrando o óleo de cozinha usado e misturando-o, aquecido, à soda cáustica, aromatizante e água. A soda é tóxica, e foi preciso usar luvas para evitar queimaduras na pele e tomar cuidado com as vias respiratórias.

O melhor de tudo: ele é um sabão biodegradável, que se decompõe por bactérias depois de usado. É ecológico porque evita que o óleo chegue aos rios e cause degradação da água e impermeabilização do solo.

Aprenda a fazer o sabão, é super fácil:
  • Peneire o óleo para retirar os resíduos e impurezas;
  • Aqueça o óleo sem deixar ferver;
  • Use luvas e adicione soda cáustica (350ml para cada litro de óleo);
  • Para dar perfume ao sabão, adicione 1ml de aromatizante ou amaciante.
  • Mexa lentamente durante por 20 minutos;
  • Deixe descansar por um dia se for cortar em barras;
  • Após uma semana o sabão está pronto para ser usado.

Fonte: Ambiente em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...