sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rascunho de discussões para Rio+20 está pronto


Propostas que serão debatidas na reunião da ONU estão definidas; temas são ligados aos três pilares que formam a sustentabilidade: social, econômico e ambiental.
Está pronto o primeiro rascunho das propostas a serem debatidas na Rio+20, reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir o desenvolvimento sustentável. O material foi divulgado na última quarta-feira e contém temas ligados aos três pilares que formam a sustentabilidade (social, econômico e ambiental).
A Rio+20 está marcada para acontecer entre os dias 22 e 26 de junho e marcará a comemoração dos 20 anos desde a Cúpula da Terra, que ficou conhecida como Eco 92 e é considerado um dos grandes marcos da sustentabilidade. São esperadas de cem a 120 chefes de Estado para a conferência.
O rascunho sobre a pauta da Rio+20 foi elaborado em conjunto com diversos países. O resultado foi um documento com 19 páginas que oferece diretrizes para que os países reflitam e encontrem soluções para diversos problemas mundiais, como a pobreza, o cuidado com a preservação da biodiversidade, questões diplomáticas e diversos outros assuntos que atingem populações de todo o mundo.
A cartilha, apelidada temporariamente de “Draft Zero” (Rascunho Zero), deve ser chamada de “Princípios do Rio” e é possível que ainda passe por alterações até o dia do encontro global. No entanto, alguns tópicos já estão bastante detalhados, como as possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável, que segundo o documento, só será atingido a partir da integração entre as nações desenvolvidas e emergentes.
Uma das propostas é que as barreiras comerciais sejam evitadas e exista a troca de conhecimento e desenvolvimento tecnológico entre os países. Outras 15 soluções foram sugeridas para promover a segurança alimentar, a preservação das florestas, dos oceanos e mares, a redução dos impactos das mudanças climáticas e promoção do uso de tecnologias limpas para a produção de energia.
Mesmo com as sugestões ligadas ao meio ambiente, o rascunho dos temas da reunião foi criticado por ser pouco ambicioso, conforme opinado por Renata Camargo, coordenadora de políticas públicas do Greenpeace. 
Por outro lado, a coordenadora do Greenpeace destacou a preocupação com os oceanos. A discussão sobre o uso dos mares é debatida há alguns anos na ONU e é possível que agora sejam acordadas medidas mais efetivas para o uso sustentável dos mares.

Fonte: http://exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...