quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Os 10 países mais verdes do mundo

1 - Islândia

As condições geológicas deste país nórdico europeu sempre foram uma maldição e benção. Com mais de 200 vulcões, 600 fontes de água quente, e 20 campos de vapor de alta temperatura na ilha, a Islândia tem na atividade geotérmica a sua principal fonte de energia.
A energia que vem de baixo da terra supre mais de 80% da demanda nacional, enquanto o petróleo representa apenas 16%, servindo basicamente ao abastecimento de carros e como combustível para a indústria de pesca, uma das maiores fontes de renda do país.
Ainda assim, a Islândia investe pesado para substituir os combustíveis fósseis pelo hidrogênio. Desde 2003, o transporte público conta com ônibus movidos por esta tecnologia verde. O próximo passo é converter todos os automóveis e em seguida a frota pesqueira.


2 - Suíça

Pesquisas mostram que a população da Suíça está mais preocupada com a degradação do planeta do que com o emprego, os custos da saúde pública e a segurança. Os suíços são adeptos fervorosos da mobilidade sustentável, principalmente da bicicleta. Pudera, ao menos 10 ciclovias nacionais cortam o país de ponta a ponta. Lá, taxas para serviços de água e gestão de resíduos, bem como impostos ambientais que promovam a responsabilidade social são comuns.
Além disso, a Suíça é o país com maior densidade de usinas geotérmicas do mundo, mas essa energia limpa é quase totalmente vertida para aquecer casas, escritórios, hotéis e estufas durante os meses de inverno. Já a geração de eletricidade depende de usinas nucleares. No entanto, após o acidente na usina japonesa de Fukushima, o país anunciou que iria abandonar gradualmente essa fonte de energia.


3 - Costa Rica

O governo costa-riquenho está fortemente empenhado em seguir o exemplo da Islândia para a utilização de fontes de energia renováveis. Eles estabeleceram a meta de se tornar carbono neutro até 2021. Esse pequeno país da América Central sofreu com o desmatamento durante anos, mas agora um dos seus principais objetivos é reflorestar as regiões devastadas. Nos últimos anos, mais de cinco milhões de árvores foram replantadas. 
Cerca de 52% da superfície total do país encontra-se coberto de bosques e selvas e 25% do território encontra-se protegido. Os investimentos em energias alternativas e índices inéditos de recuperação da mata nativa fazem da Costa Rica referência mundial. Com esse desempenho ambiental o país tem conseguido apoio internacional e financiamento para programas de Redd (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação).


4 - Suécia

O empenho em reduzir progressivamente o uso de combustíveis fósseis, por meio de uma política nacional, coloca a Suécia no quarto lugar do ranking de Yale. O governo sueco também não mede esforços quanto à bioenergia. Há cidades, como Borás, que praticamente são livres de lixo porque reciclam a maior parte dos resíduos sólidos gerados pela população transformando-os energia. 
A produção abastece casas, estabelecimentos comerciais e até mesmo frotas de ônibus, que integram o sistema de transporte público. Mas essa geração limpa não nasceu de forma espontânea, ela foi implementada para atender uma rigorosa legislação que proíbe a existência de aterros sanitários nos países da União Europeia.


5 - Noruega

Quinta colocada no ranking de países mais verdes, a Noruega pretende se tornar carbono neutra até 2030. Em paralelo, financiará projetos de redução de emissões em países em desenvolvimento. Uma meta ambiciosa para uma nação que é ao mesmo tempo progressista sobre as alterações climáticas - com impostos sobre combustíveis fósseis e uma matriz energética dominada pela hidroeletricidade – mas também emissora por causa de suas exportações volumosas de óleo e gás natural. Felizmente, o que não falta é potencial e tecnologia para cumprir a meta. Em 2009, a Noruega inaugurou a primeira estrada com rede integrada de postos de abastecimento a hidrogênio em todo o mundo.


6 - Maurícia

A República de Maurícia ou Ilhas Maurício, que deve seu nome ao príncipe holandês Maurício de Orange-Nassau, é o sexto país mais verde do mundo. Ele também está entre os países mais desenvolvidos do continente africano segundo ranking da ONU.
O programa ambiental das ilhas Maurício está centrado sobre a reciclagem mecânica e energética de resíduos sólidos. Com centros de reciclagem espalhados por todo o território, o país mantém desde 2002 as taxas de reciclagem acima de 50%.






7 - França

Cada vez mais, os franceses fazem jus à reputação de “eco-friendly” (amigos do meio ambiente, no bom português). No país de Sarkozy, a bandeira verde é hasteada principalmente por uma política agressiva de eficiência energética. O programa prevê a redução das emissões de gases efeito estufa em 20% até 2020  além da expansão da matriz de fontes renováveis para 25% no mesmo período. O que não será fácil, já que a França é um dos mais dependentes de energia nuclear do mundo.
Cerca de 75% de toda eletricidade vem de usinas atômicas. Na avaliação EPI, a França apresentou bom desempenho em saúde ambiental, indicador que avalia a interação entre a natureza, a saúde humana e o desenvolvimento. Em Paris, um sistema de aluguel de carros elétricos, que conta com 3 mil veículos, deve entrar em operação até outubro deste ano. Se o projeto der certo, outras 40 cidades francesas devem se beneficiar do sistema.


8 - Áustria

Não é de se espantar a presença da Áustria entre os países mais verdes do mundo. Além de arquitetura, história e muita música, ela oferece à sua população e aos visitantes uma natureza incrível e, principalmente, bem conservada.
Atravessado pelo Rio Danúbio, este país montanhoso da Europa Central é destino recorrente dos amantes de esportes de inverno que têm nos Alpes seu ponto de encontro. Uma curiosidade: o país possui um programa que estimula a população a cultivar jardins com plantas e flores locais em suas casas.




9 - Cuba

O desempenho ambiental tem sido tão impressionante que o país saltou diretamente da 41ª posição para o nono lugar da lista em 2010. Isso graças à aposta na hidroeletricidade, em programas de reflorestamento e na fortificação de leis ambientais – atualmente as áreas protegidas representam cerca de 22% do território cubano. Os esforços de Cuba em prol do meio ambiente também se estendem à área de pesquisa científica em torno do tema da mudança climática, medidas de adaptação e mitigação.






10 - Colômbia

Décima colocada no ranking dos países com as melhores condições ambientais, a Colômbia tem a seu favor uma das maiores biodiversidades do mundo. Programas de conservação e destinação correta de verbas para a causa são fatores ajudam na média final colombiana, de 76,8.

Além do cenário natural privilegiado, o país é um dos mais “simpáticos” ao conceito de mobilidade sustentável. A capital Bogotá tem a maior malha cicloviária da América Latina. Bem sucedida, a experiência da cidade colombiana - onde apenas 13 % da população possui carros - tem inspirado planejadores urbanos em todo o mundo.




exame.abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...