sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ONU explica como a sociedade civil pode participar oficialmente da Rio+20

A Organização das Nações Unidas (ONU) abriu inscrições para eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) – a Rio+20 –, que acontecerá de 13 a 22 de junho deste ano, dentro e fora do Centro de Convenções do RioCentro, na zona oeste da cidade. Os eventos poderão ser organizados durante o Terceiro Encontro Peparatório do Comitê do UNCSD (13 a 15 de junho), os Quatro Dias de Diálogo sobre Desenvolvimento Sustentável (16 a 19 de junho) e durante a própria Conferência (20 a 22 de junho). As inscrições podem ser feitas on-line aqui até o dia 20 de maio.

Segundo o site oficial da Rio+20, serão aceitos eventos paralelos patrocinados por governos, por Major Groups (mulheres, crianças e jovens, indígenas, organizações não-governamentais, autoridades locais, trabalhadores e sindicatos, negócios e indústria, comunidade científica e tecnológica e fazendeiros), pela própria ONU e por outras organizações intergovernamentais.

Nos critérios relativos a esses eventos paralelos, a ONU faz menção aos tão citados três pilares do desenvolvimento sustentável: ”O evento paralelo proposto deve ser relevante em relação aos temas principais da UNCSD, refletindo uma abordagem do desenvolvimento sustentável que integre suas dimensões econômica, social e ambiental”. Também é enfatizado que a divulgação e a publicidade desses eventos paralelos são responsabilidades dos seus organizadores. “A Secretaria não produzirá panfletos, distribuirá notas ou empreenderá outros esforços publicitários para os eventos paralelos”, explica a ONU. Organizações não-governamentais e outros representantes dos Major Groups devem ser credenciados no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc).

Fonte: http://mercadoetico.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...