terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Curiosidade do dia: Algumas profissões que estão relacionadas ao meio ambiente


GESTOR AMBIENTAL
Profissional contratado para supervisionar o departamento de ambiente das companhias, cuja função é detectar problemas de impacto ambiental e direcioná-los ao profissional capaz de resolvê-los, checar se as normas da ISO 14000 estão sendo seguidas e desenvolver, junto à equipe, projetos de conscientização.


TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
O profissional dessa área está habilitado para identificar e aplicar metodologias no intuito de reduzir os impactos ambientais. Através desse estudo, o técnico está habilitado para avaliar a qualidade do ar, da água e da terra, também considerando os níveis de poluição sonora e visual dos centros urbanos. Além de atuar diretamente em organizações de combate ao desmatamento e poluição em geral, prestação de serviços em ONGs, parques e reservas, o Técnico em Meio Ambiente também pode transpor sua qualificação através do sistema de Gestão Ambiental previsto pelo ISSO 14.001, auxiliando empresas de médio e grande porte a alcançar a certificação. Sendo assim, torna-se imprescindível a presença de um profissional da área dentro de qualquer companhia que utilize os recursos naturais da sua região.
Sua atuação também é fundamental junto ao profissional de Engenharia de Meio Ambiente, vindo a auxiliá-lo na coleta e acompanhamento de dados ambientais de uma região. Além disso, toda a burocracia relacionada às licenças operacionais e de instalações de indústrias só podem ser autorizadas mediante a avaliação desse profissional.


ENGENHEIRO AMBIENTAL
Atua com a preservação do ambiente, tendo como principal campo os órgãos estatais e ONGs (organizações não governamentais), fiscalizando e monitorando a qualidade do ar e os resíduos tóxicos produzidos pelas empresas.


ENGENHEIRO FLORESTAL
Habilitado a atuar em atividades relacionadas com: construções de madeira; silvimetria e inventário; recursos naturais renováveis; ecologia e defesa sanitária; propagação de espécies florestais; viveiros florestais; manejo de florestas para produção de madeira e outros produtos; desenvolvimento de processos tecnológicos, industrialização e comercialização de produtos florestais; solos de ecossistemas florestais; mecanização, colheita e transporte florestais; geoprocessamento e sensoriamento remoto; planejamento, administração, economia e crédito para fins florestais.


ADVOGADO AMBIENTAL
É uma das áreas com maior projeção dentre as relacionadas ao meio ambiente, principalmente pela regulamentação da lei de crimes ambientais (lei nº 9.605/98). O profissional encontra campo, por exemplo, para defender empresas supostamente poluidoras ou fornecer assessoria para que evitem punições futuras.


GEÓLOGO
Com uma atuação ampla, abrangendo pesquisas de proteção e planejamento que envolvam todo o meio físico da superfície terrestre, como solo, mineração, projetos hidrelétricos, reciclagem e resíduos domésticos e industriais.


AUDITOR AMBIENTAL
Ficou em alta com a necessidade das empresas obterem certificações ISO 14000 e ISO 14001 (qualificação que indica excelência ambiental). É o profissional que vai avaliar se todas as medidas para a preservação do ambiente exigidas pela norma foram efetivamente tomadas.


EDUCADOR AMBIENTAL
Atua diretamente com crianças, empresas e comunidade. Esse educador tem como função conscientizar as pessoas da necessidade de uma mudança de atitudes.


CONTADOR AMBIENTAL
Esse profissional não vai se ater a notas fiscais e balanços. Sua função será contabilizar, tanto benefícios como prejuízos, que o desenvolvimento de um produto pode trazer ao meio ambiente.


BIÓLOGO
Ocupação tradicional, mas com atuação ampla. Faz parte do rol de suas atividades estudar possibilidades de diminuir o impacto das ações do homem sobre o meio ambiente.


ECÓLOGO
Profissional interdisciplinar, que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente, formas de conservação da natureza e a utilização correta dos recursos naturais, além de buscar formas de minimizar os impactos ambientais causados pela poluição, pelos desmatamentos e por outros problemas provocados pela intervenção inadequada do homem no ambiente.
Estará capacitado, ainda, para atuar na perícia, planejamento, desenvolvimento e administração de programas ou projetos voltados para a: produção de florestas com fins comerciais; proteção da biodiversidade; manejo de bacias hidrográficas; recuperação de áreas degradadas; avaliação de impactos ambientais; educação ambiental e ecoturismo; unidades de conservação; manejo de fauna silvestre; sistemas agroflorestais.
Estará apto a atuar na pesquisa, na extensão e no ensino; e, como profissional autônomo, na prestação de assessoria, consultoria, elaboração de laudos técnicos e receituários florestais e ambientais, bem como a ser um empreendedor.

CONSULTOR AMBIENTAL
É responsável por preparar relatórios de impacto ambiental sobre a adequação da empresa aos parâmetros ecológicos, como grau de contaminação do solo e níveis de ruído e odor.


CIENTISTA AMBIENTAL
Trata-se de um profissional generalista, com conhecimento das diferentes disciplinas que constituem o campo da ciência, capaz de propor ações que visem melhorar as condições de vida.


MONITOR DE ECOTURISMO
Conhecer e reconhecer animais, árvores e história faz parte das necessidades desse profissional, que atua como um guia e um educador, explicando ao turista detalhes sobre reservas ou parques naturais.

Fonte: http://intranet.meioambiente.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...