domingo, 1 de janeiro de 2012

Projetos para a área ambiental em 2012

Esse ano de 2012 será marcado por evento e debates que influenciarão e que deixará a sociedade em geral ligada nas questões ambientais e pensantes nas ações humanas para um mundo mais sustentável. Em relação a isso, vejamos alguns dos principais enlaces dessa temática para esse ano:

Código Florestal
Depois de muitos debates em 2011, a defesa do Novo Código Florestal ficará para os dias 06 e 07 de março. A defesa do novo código florestal é respaldada no argumento de que este novo modelo favorece o pequeno produtor. Entretanto, não faz uma distinção de pequena e grande propriedade, desconsiderando o tipo de agricultura realizada e fatores socioeconômicos, ficando restrito apenas ao trabalho da propriedade.
Algumas das propostas do "Novo Código" são incompatíveis com a preservação ambiental e manutenção da biodiversidade. Entre elas podemos citar: diminuição de mata ciliar; parâmetros para medição da área de proteção baseados nos períodos de estiagem dos rios e não mais de cheias; ausência de Reserva Legal para pequenas propriedades; inclusão das áreas de Proteção Permanentes (APP) na Reserva Legal (RL), quando existirem; 50% da Reserva Legal utilizada para introdução de espécies exóticas; anistia da dívida aos desmatamentos ocorridos até 22 de julho de 1998; diminuição das Áreas de Proteção Permanente.
É tempo de definição e de analisar a questão com objetividade, competência e lealdade aos homens do campo. Espera-se que os parlamentares concluam o processo com independência, lucidez e visão desenvolvimentista. A aprovação do novo Código Florestal deve se balizar na conciliação entre preservação ambiental e capacidade de expansão agropecuária, inserindo a sustentabilidade de forma prática e objetiva no ordenamento jurídico brasileiro.

Rio+20
O Rio de Janeiro irá sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que será realizado entre os dias 20 a 22 de junho. O evento marca os 20 anos decorridos do último encontro, a Eco-92. Serão avaliados e renovados os compromissos com o desenvolvimento sustentável, a discussão da contribuição da economia verde para o meio ambiente e a eliminação da pobreza no mundo. Além disso, os governos internacionais serão alvo de debates para o real alcance do desenvolvimento sustentável e, será também uma oportunidade para se colocar a energia limpa como meta.
Segundo a ONU, 150 chefes de Estado e 50 mil delegados de diversos países se reunirão no evento. Espera-se que a conferência seja uma resposta às crises energética, de alimentos e financeira do planeta. Será uma oportunidade para se por em xeque o modelo de desenvolvimento que as nações querem para as futuras gerações.

Política Nacional de Resíduos Sólidos
Até agosto todos os municípios brasileiros deverão elaborar um plano de resíduos sólidos in loco. Mas se a prefeitura não estiver com o projeto pronto, será impedida de receber recursos do governo destinados à atividade. Além disso, o governo deve nomear até fevereiro o grupo que vai criar o plano e instituir as metas de redução, reutilização, reciclagem de resíduos, aproveitamento energético e extinção de depósitos de lixo a céu aberto.
Esse plano permitirá a discussão compartilhada entre Prefeitos e promotores de Justiça sobre os modos de enfrentar o grave problema dos lixões, dentre outros decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. A participação das prefeituras é fundamental nesse processo e é necessário que todos os setores sociais envolvidos se comprometam com a gestão eficaz desses resíduos.

COP-18
Será realizada nos dias 26 de novembro a 7 de dezembro no Qatar. Terá muitos desafios, entre eles o de avaliar o aumento de metas de redução de emissões de gases poluidores dos países desenvolvidos e a duração dessa meta.

Olimpíadas de Londres
Londres pretende realizar as olimpíadas mais sustentáveis de todas. Para isso, investiu em estádios e arenas de baixo impacto ambiental, como o centro de basquete “reciclável”, além de infraestrutura de energia menos poluente e transporte urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...