quarta-feira, 7 de março de 2012

A mulher como instrumento de Sociedades Sustentáveis

No encanto da vida, a mulher é a luminosidade que nunca deve se apagar, pois a ausência dela é uma escuridão que não há recurso energético que faça enxergar, mesmo estando no claro. Essa mulher que encanta é a mulher mãe; é a mulher amante e amada e é sem sombra de dúvida, a criação maior da natureza.

Diante da crise ambiental mundial e da consciência de que a Terra precisa ser preservada para garantir a sobrevivência das espécies, inclusive a humana, houve um despertar de valores ecológicos e a mulher, como tem permissão cultural para expressar sentimentos, tem mais compaixão. É mais intuitiva. Ela tem a função de cuidar. Cuidar de outro ser, outra vida que não é ela. Diante da competição, prefere investir na cooperação. São atribuições sociais que as deixam mais próximas aos apelos por paz, harmonia e equilíbrio ambientais.

Compaixão, intuição, cooperação e cuidado são elementos do pensar feminino. E, a biologia nos mostra que nenhuma espécie conseguiu estabilizar-se sobre a Terra sem que tivesse usado estas estratégias para com outras espécies. As que se utilizaram de meios diferentes, não sobreviveram.

Em todas as civilizações, as deusas da Terra são mulheres. A Terra que tudo dá, que tudo provê, que sustenta, cria e supre as necessidades de tantos e diferentes filhos. Esta Terra é mulher. Talvez, não por acaso.

Fazendo um comparativo com o meio rural e o urbano, a situação das mulheres e de seus filhos são sentidas com maior intensidade pela ação do declínio da fertilidade do solo, estoques de alimentos, água e além da aplicação intensiva de agrotóxicos; como pela  poluição e a contaminação por resíduos tóxicos que afetam sua saúde.

Justamente por causa da maior diversidade de suas tarefas, as mulheres desenvolvem um conhecimento sobre o seu meio ambiente frequentemente mais compreensivo e inclusivo. A responsabilidade principal pela família tem crescido entre mulheres e isto faz com que sua habilidade seja um elemento cada vez mais importante para o manejo e recuperação do meio ambiente.

Algumas instituições têm destacado a importância da participação das mulheres em projetos de desenvolvimento sustentável e a educação ambiental tem incorporado as condições reais vividas pelas mulheres, especialmente no ambiente rural.

As mulheres pobres que vivem em uma economia de subsistência são as maiores vítimas da crise ambiental em seus países, pois são as primeiras a sentirem o reflexo da diminuição da qualidade de vida causadas pela poluição ou escassez dos recursos naturais. A lógica do capitalismo tem se demonstrado incompatível com as exigências ecológicas para a sustentabilidade da vida no planeta. A salvação da vida no planeta, assim como a emancipação não só das mulheres como de todos os seres humanos, dependem de uma mudança estrutural e organizacional da sociedade.

A conscientização da mulher como um ser, só se concretizará efetivamente quando ela tiver sua independência política e econômica, tiver consciência de sua real importância e papel na sociedade se livrando de vez da ideia de inferioridade ao homem e assumir ativamente sua responsabilidade na construção de sociedades sustentáveis e na construção da paz. Sendo assim, a mulher não pode ficar à margem da causa ambiental, ao contrário ela está relacionada a ela e consequentemente ao desenvolvimento sustentável.


"PARABÉNS A TODAS AS MULHERES NESSE DIA ESPECIAL E QUE O DESEJO DE TODAS SEJAM NA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO E JUSTO".  - Elielson Borges -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...