quinta-feira, 8 de março de 2012

Dica de leitura: Frutos Nativos da Amazônia


Inpa publica a obra Frutos Nativos da Amazônia, que dissemina conhecimentos científicos sobre as espécies frutíferas da região. Livro publicado pelo Inpa também cita as espécies amazônicas que têm boa aceitação nos mercados nacionais e internacionais.


Para disseminar o conhecimento acerca dos frutos originários da Floresta Amazônica, o Inpa - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia publicou um livro em que lista 38 frutos nativos da região. Eles foram catalogados em 10 feiras livres de Manaus e aparecem na publicação em aproximadamente 600 fotografias.


Frutos Nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus-Am é resultado de dois anos de pesquisa do especialista em sistemática de palmeiras e fruteiras nativas da Amazônia, Afonso Rabelo. Rabelo, que faz parte da Coordenação de biodiversidade do Instituto, fez a caracterização botânica de cada espécie, com destaque para a descrição das plantas, o hábito de crescimento, as flores, folhas, os frutos e as sementes.


Também há indicações sobre a época de comércio dos frutos, os preços cobrados nas feiras regionais e as principais formas de consumo. Geralmente as espécies são consumidas in natura, mas há também aquelas com potencial para uso na culinária e na agroindústria.


Os textos foram produzidos com linguagem simples e objetiva, para alcançar público diverso, como agricultores, pesquisadores e estudantes do ensino fundamental, médio ou universitário. De acordo com seu autor, além de disseminar o conhecimento científico, o livro pode servir de fonte para pesquisas que visam incorporar as árvores fruteiras da Amazônia ao agronegócio ou criar leis para proteger as espécies raras. A obra ainda ajuda a resgatar a cultura amazonense.


Segundo Rabelo, a maioria das fruteiras da região não apresenta potencial para o comércio da madeira. No entanto, algumas espécies tornaram-se escassas nas feiras de Manaus por conta do desmatamento para abertura de estradas e para a expansão da agropecuária, além do desenvolvimento socioeconômico próximo das zonas urbanas. É o caso dos seguintes frutos: Piquiá, Pajurá, Sorvinha, Uxi, Jatobá, Bacaba, Patauá e Sapota-do-Solimões.


O livro publicado pelo Inpa também cita as espécies amazônicas que têm boa aceitação nos mercados nacionais e, até, internacionais. São produtos que geram oportunidades de geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida, como: Açaí-do-Amazonas, Açaí-do-Pará, Buriti, Bacaba, Patauá, Castanha-do-Brasil, Camu-camu, Cubiu, Cupuaçu, Guaraná, Murici-amarelo, Pupunha, Sorvinha, Taperebá e Tucumã.


Frutos Nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus-Am pode ser adquirido na livraria da editora do Inpa, que fica na Avenida André Araújo, 2936, no bairro do Aleixo, em Manaus/AM, ou pelo telefone (92) 3643-3223.


exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...