segunda-feira, 19 de março de 2012

Equinócio das Águas 2012

Equinócio, que em latim é "aequinoctium", quer dizer “dia igual a noite”. O evento acontece amanhã, dia 20 de março de 2012.

Macapá é a única capital que podemos observar esse fantástico fenômeno e é a quinta capital do mundo cortada pela linha imaginária do Equador.

Será montado um planetário, onde por meio uma simulação, vai ser possível conhecer o sistema solar. Durante o evento haverá lançamentos de livros, danças regionais entre outras atrações. O objetivo é fazer do evento um instrumento para o desenvolvimento do Turismo, que esse ano tem parceria com a Guiana Francesa.

O fenômeno acontece nos meses de março e setembro, e definem as mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte, e outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.

O Equinócio este ano será às 2h14 do dia 20 de março. Uma programação em Macapa de 20 a 24 de maço será realizada pela  Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com outras instituições governamentais e a iniciativa privada.

Confira a programação:

Dia 20 (terça-feira)
Manhã: a partir das 8h, café da manhã ao público com abertura oficial da programação; assinatura do Protocolo de Acordo entre Setur e o Sindicato Misto do Parque Natural da Guiana Francesa e início da Gincana Fest Tur no Meio do Mundo;
Tarde: a partir das 14h, continuação da Gincana Fest Tur no Meio do Mundo, até às 19h;
Noite: a partir das 20h, premiação para as escolas vencedoras e apresentações de banda de pop rock.

Dia 21 (quarta-feira)
Manhã e tarde: ação A Escola vai ao Meio do Mundo, através da visitação de alunos das escolas públicas - três de Macapá pelo turno da manhã e três de Santana pelo turno da tarde - aos centros de interesses montados no espaço do Monumento Marco Zero, sob monitoramento de técnicos da Setur e de recepcionistas que prestam serviço no Centro de Atendimento ao Cliente do Monumento Marco Zero;
Noite: a partir das 18h, concentração do encerramento da caminhada do "Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial". A partir das 19h, apresentação cultural (violão e voz).

Dia 22 (quinta-feira)
Manhã e tarde: ação A Escola vai ao Meio do Mundo;
Noite: a partir das 19h, apresentação cultural (violão e voz).

Dia 23 (sexta-feira)
Manhã e tarde: ação A Escola vai ao Meio do Mundo;
Noite: a partir das 18h, ciclo de palestras voltadas para acadêmicos e população em geral:
Palestrante: Germano Bruno Afonso, astrônomo do Museu da Amazônia, pesquisador de Etnoastronomia (astronomia Indígena) e Arqueoastronomia. Formado em Física, mestrado em Ciências Geodésicas, doutorado em Astronomia e pós-doutorado em Astronomia. A partir das 21h, apresentação cultural (escola de samba e pagode).

Dia 24 (sábado)
Projeto Marabaishow no Meio do Mundo, uma estratégia de promoção que visa divulgar a cultura do Marabaixo e promover um dos principais cartões postais de Macapá;
Manhã: 8h às 12h: Palestra "Educar para não descriminar - Religião de Matriz Africana";
Tarde: 16h às 19h: Lançamento do livro da Doutora Piedade;
Noite: a partir das 20h, apresentação de grupos de Marabaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...