segunda-feira, 5 de março de 2012

Domênico Scilipoti e as formigas no Macapá Hotel em Macapá - Amapá

O Congressista, homeopata, acupunturista e filantropo italiano Domênico Scilipoti, lembrado por ter salvo o Governo Berlusconi na Itália, foi obrigado a acordar no meio da noite, cerca de 4 horas da manhã, no hotel “Macapá Hotel” em Macapá – Capital do Estado do Amapá, localizada no extremo norte do Brasil -,  porque sua cama foi completamente invadida por formigas.

A matéria foi veiculada pelo famoso Jornal italiano Corriere della Sera no sábado dia 03 de março, com o título: Notte insonne per Domenico Scilipoti assalito dalle formiche amazzoniche. O ícone do movimento de "Líderes" tenta redimensionar: "Foi apenas um pequeno incidente. Nada grave e remotamente comparável com o que está acontecendo em outro lugar". Scilipoti é muitas vezes obrigado a andar com uma escolta para se defender contra os insultos. Pelo menos na Amazônia é pensado para ser seguro, mas obviamente não é todo o amor lá também. Completou a redação do jornal italiano dizendo ainda que pequenos animais ferozes – as formigas - o atacaram em todas as partes do corpo, mesmo aqueles em que é melhor ficar calado e que no meio da noite, o pobre Domênico Scilipoti de Barcellona Pozzo di Gotto encontrou consolo apenas em um chuveiro frio.

Diante desse episódio trágico, pra não dizer cômico; o artigo que segue abaixo busca mostrar aos senhores leitores como funciona a complexa vida das formigas e as prováveis causas para esse ataque repentino no quarto do hotel.

As formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vive. Há formigas em quase todas as regiões do mundo, exceto as polares.

As formigas têm fortes mandíbulas adaptadas para matar, esmagar, mastigar, cortar ou dilacerar, dependendo da espécie e daquilo que ela coma. Algumas espécies de formigas dispõem de glândulas que produzem ácido fórmico, um forte ácido que pode ser lançado contra inimigos, causando queimadura ou coceira. Muitas formigas dispõem de ferrões que contêm veneno, e algumas, como a formiga lava-pés e a colheitadeira, podem infligir picadas dolorosas e ocasionalmente fatais aos seres humanos e outros animais. Com certeza, as que picaram o congressista italiano Domênico Scilipoti eram inofensivas, causando apenas coceiras.

Existem cerca de 10 mil espécies de formigas. Por isso, não surpreende que as formigas, como milhões de outros insetos sociais, vivam em todo o mundo, exceto nas regiões mais frias. De fato, as áreas com climas mais úmidos e quentes abrigam o maior número de formigas e outros insetos.

As florestas tropicais apresentam grande riqueza de insetos. Se todos os animais que habitam a selva amazônica fossem pesados, muitos cientistas acreditam que formigas e cupins responderiam por um terço do peso total.  As formigas apresentam forte capacidade de sobrevivência. Elas apresentam diferentes formas de vida que permitem que vivam em diferentes habitats. E seu pequeno tamanho lhes torna fácil encontrar alimento e abrigo, como foi o caso da cama no quarto do Macapá Hotel.

As formigas comem frutas, flores e sementes, e algumas delas comem qualquer coisa que encontrem pelo caminho, como pequenos animais. A partir dessas afirmativas, podemos deduzir que o ambiente onde estava instalado o italiano fora mal limpado restando migalhas e rastros de alimentos.

As formigas que vivem no subsolo criam túneis que permitem a circulação de ar pela terra, e isso torna a terra mais produtiva e beneficia a agricultura. Algumas espécies de formigas matam insetos nocivos que destroem plantações. Muitas espécies de formigas são nocivas; invadem casas e armazéns em busca de comida e podem destruir plantas, incluindo safras alimentícias. Inseticidas químicos são usados para matar formigas.

As formigas normalmente instalam seus ninhos no chão. A terra escavada para fazer o ninho pode ser empilhada ao lado da abertura, formando um monte. O ninho é composto de diversos túneis longos que conduzem a câmaras. As câmaras servem como área de armazenagem de comida e como berçários para os filhotes.

Algumas formigas vivem na madeira de árvores ou troncos apodrecidos. As formigas trabalhadoras de uma espécie arbórea fazem ninhos tecendo folhas que unem por meio de fios de seda excretados por suas larvas. Algumas formigas têm territórios bem definidos e constroem ninhos permanentes. Outras são nômades, construindo ninhos novos a cada deslocamento. Algumas formigas compartilham seus ninhos com formigas de espécies diferentes e ocasionalmente com outras espécies de insetos, ou com aranhas. Algumas formigas fazem seus ninhos em moradias humanas, especialmente em painéis de revestimento de madeira ou fundações.

Segundo estudos, as formigas têm um grande impacto no meio ambiente local, como resultado de suas atividades enquanto “engenheiras” do ecossistema e predadoras. As formigas provocam dois diferentes efeitos sobre o meio ambiente local. Em primeiro lugar, elas afetam o nível de nutrientes do solo ao se movimentarem sobre e embaixo dele para construir ninhos e coletar comida. Isso pode impactar indiretamente as populações locais de muitos grupos de animais. E em segundo lugar, elas atacam uma ampla variedade de outros animais, incluindo presas maiores que podem ser atacadas por um grande número de formigas operárias.

As formigas são predadoras eficientes e que prosperam em um grande número. Elas também são muito agressivas quando o assunto é o próprio “território”. Tudo isso significa dizer que elas têm uma forte influência sobre a área ao redor. Acho que por isso que atacaram o Domênico, pois estavam defendendo seu espaço.

Apesar de predadoras, a presença das formigas também pode levar a um aumento na densidade e diversidade de outros grupos de animais. Elas realmente desempenham um papel fundamental no meio ambiente local, tendo uma forte influência sobre a cadeia alimentar. 

Uma baixa densidade de formigas em uma determinada área aumenta a diversidade de outros animais no local, particularmente herbívoros e decompositores. Já a alta densidade de formigas não apresenta o efeito oposto. Isso significa dizer que o impacto das formigas sobre os níveis de nutrientes do solo têm um efeito positivo sobre outros grupos de animais em níveis baixo, mas quando há um aumento no número de formigas, o impacto predador das mesmas tem um efeito ainda maior.

ComoTudoFunciona - http://www.corriere.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...