terça-feira, 10 de abril de 2012

Programa de computador ajuda a reduzir até 40% do consumo de água


Controle do consumo é feito pela internet com programa que pode ser baixado gratuitamente. Vinte e sete escolas da rede estadual da Bahia já aderiram ao mecanismo.


Programa de computador, criado há quatro anos pela Universidade Federal da Bahia, tem ajudado muita gente a economizar água e reduzir o consumo em até 40%. O controle é feito pela internet e o programa pode ser baixado gratuitamente. Basta acompanhar a medição no hidrômetro, lançar os dados e usar os gráficos gerados pelo sistema para acompanhar o gasto diário.

Vinte e sete escolas da rede estadual da Bahia estão usando este programa. Em uma delas, já virou rotina: diariamente, um funcionário anota o consumo registrado no hidrômetro e repassa os números pra a direção. Os dados são lançados no programa e o gráfico mostra se a escola está gastando mais ou menos água. Quando há um aumento inesperado, os encanadores entram em ação para eliminar o problema. Geralmente, a culpa é dos vazamentos.

Os professores também passaram a conscientizar os 1500 alunos a evitar o desperdício. “Com as medidas corretivas da escola, conseguimos atingir uma faixa de 35% a 40% na redução do consumo”, ressalta o diretor da escola, Cristiano Assis.

Os órgãos oficiais também descobriram essa facilidade. No Centro Administrativo da Bahia, onde estão as secretarias, a quantidade de água consumida é verificada diariamente. Nos últimos quatro anos, a economia nas contas foi de quase R$ 1 milhão.

O programa também é usado para controlar o consumo doméstico: 170 condomínios e residências de Salvador já estão cadastrados e não pagam nada pelo serviço.

g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...