sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Curiosidade do dia: Importância dos decompositores nos ciclos biogeoquímicos

Ciclos biogeoquímicos são processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não vivos da Terra.

Uma característica importante dos ciclos biogeoquímicos é a capacidade de ajustamento às mudanças que eles apresentam. Por exemplo, o aumento do C02 atmosférico devido a processos de oxidação e combustão é dissipado pela própria circulação atmosférica, pela absorção das plantas e pela formação de carbonatos no mar. Portanto a atmosfera pode ser vista como um reservatório, mas como todo reservatório ela também possui um limite.


Os microrganismos são diversos e ubíquos e contribuem para a circulação global de matéria. Os microrganismos decompositores ou saprófitos fazem retornar no substrato a matéria orgânica por eles desagregada. Estes micro consumidores para conseguirem energia degradam a matéria orgânica, transformando-a em compostos simples e inorgânicos que são novamente utilizáveis pelos produtores.

Se um ecossistema perdesse seus decompositores aconteceria um acúmulo de lixo terrível, sem contar na falta de nutrientes na terra, que ficaria mais propícia a danos erosivos e de sustentabilidade. Sendo assim, a produtividade primária seria extremamente reduzida. Isso aconteceria porque as bactérias e os fungos são agentes decompositores, e a extinção desses organismos praticamente interromperia os ciclos biogeoquímicos. Como consequência, toda matéria orgânica morta iria se acumular e não haveria a decomposição rápida dessa fonte de nutrientes, ocasionando um colapso dos ecossistemas.

Preservar e Proteger são as palavras chaves para se manter um ecossistema funcionando normalmente!


3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...