sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Reabertura do Museu Sacaca - Macapá/AP

O Museu Sacaca é uma instituição cultural e científica localizada na cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá.

Depois de passar por ampliação e revitalização, o Museu Sacaca, que tem por objetivo manter viva a história e a cultura dos povos amazônicos, está reaberto à visitação pública.







O museu tem por objetivo promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, abrangendo o saber científico e o saber popular dos povos amazônicos. Tem como destaque maior o circuito expositivo a céu aberto, construído com a participação das comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e produtoras de farinha do Estado.





O museu desenvolve suas atividades em um conjunto de edificações dispersas por uma área verde de 12.000 metros quadrados, banhada por um pequeno rio, localizada no bairro do Trem, na zona centro-sul de Macapá. É neste espaço que se encontra a exposição permanente a céu aberto, que tem por finalidade retratar os principais ambientes amazônicos e, sobretudo, o modo de vida das comunidades tradicionais do Amapá. Compõem o circuito expositivo: a Cada dos Índios Waiãpi, a Casa dos Índios Palikur, o Barco Regatão, o Sítio Arqueológico do Maracá, a Praça do Pequeno Empreendedor Popular, a Praça do Sacaca, a Casa da Farinha, a Casa da Fitoterapia e a Casa dos Ribeirinhos. O rio que corta o terreno serve para a criação de peixes da região e estudos sobre recursos hídricos e potencial pesqueiro.

O acervo do museu, bastante diversificado, reúne peças de interesse científico, abrangendo zoologia (com destaque para a coleção entomológica), botânica e microbiologia, artefatos históricos, etnográficos, arqueológicos e artísticos, adquiridas através de doações, coletas e aquisições, além de fototeca e biblioteca.
















agenciaamapa.com.br/wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...