quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Atrás do trio vai tudo: pessoas e lixo !

O carnaval mais popular (47 anos de festejo) aconteceu ontem, 21, terça-feira Gorda, no imenso percurso que atravessou o centro de Macapá. A Banda levou atrás dos trios não só pessoas, mas muito lixo. Foram mais de 150 mil foliões de todas as idades e classes sociais fantasiados ou não, que aproveitaram os últimos dias de carnaval.

As maiores atrações, a boneca Chicona e os bonecos Anhanguera e Arizinho, desfilaram entre todos os tipos de fantasiados. Ela, que já é uma entidade de utilidade pública do Estado e do município e patrimônio cultural de Macapá, teve que se adaptar à realidade. Foram distribuídos 600 mil preservativos, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estavam presentes, garantindo a segurança em todo o percurso e foram disponibilizados 60 banheiros químicos. Porém, as campanhas de conscientização e recolhimento de resíduos não foram suficientes, sendo que os erros foram de todos.

Como nem tudo são flores e paetês, com a minha presença na Banda pude perceber que a grande maioria das pessoas ainda não se deu conta de que lugar de lixo é no lixo. Tanto crianças como adolescentes e adultos jogavam todos os tipos de lixo no chão, não se preocupando em achar uma lixeira, que, aliás, eram raras pelo trajeto.

Em acontecimentos grandiosos como o Carnaval, tanto o poder público e privado como a sociedade em geral, tem de se responsabilizar sobre as atitudes tomadas diante o meio ambiente. Poder público e privado atuando com infraestrutura, iniciativas educadoras e preventivas e a sociedade com o cumprimento e promoção das ações ambientais necessárias.

Grande parte dos danos causados aos ecossistemas são, justamente, a falta de uma educação ambiental eficiente e sensibilizadora. Não bastam apenas divulgações ao acaso e, sim, em todos os momentos da formação humana.

A população não deve pensar que por haver garis e catadores de lixo, principalmente de latinhas, que deverão jogar a esmo todos os tipos de resíduos em via pública.

Mostre que você é inteligente e faça sua parte. O meio ambiente necessita de pequenas ações para manter-se vivo. Suas ações do hoje irão refletir nas gerações futuras. Assim como muitos irão sentir saudades da folia do carnaval, se as atitudes não mudarem, irão sentir saudades do meio ambiente saudável e equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...