quinta-feira, 18 de abril de 2013

EXPLOSÃO DE FÁBRICA DE FERTILIZANTES NOS ESTADOS UNIDOS


Uma explosão destruiu uma fábrica de fertilizantes na cidade de West, no estado norte-americano do Texas, e pode ter deixado até 60 mortos e 200 feridos, de acordo com a rede de televisão CBS. A explosão foi ouvida pelo menos 45 quilômetros de distância e causou grandes danos a edifícios vizinhos.  Autoridades texanas, incluindo o prefeito de West, Tommy Muska, descartaram a possibilidade de atentado terrorista e falam em acidente.



ACIDENTES COM PRODUTOS QUÍMICOS

O acidente químico é um capítulo dentro do risco químico e da indústria química, seja pela sua especialidade, seja pela importância crescente que vem adquirindo na discussão pública internacional. Uma das características deste tipo de acidente é sua relativa baixa probabilidade de ocorrência, porém quando desencadeado, este tipo de acidente pode provocar enormes tragédias humanas e ambientais.

CONSEQUÊNCIAS DO EXCESSO DE FERTILIZANTES NO MEIO AMBIENTE

Acidentes com fertilizantes químicos elevam o excesso de nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, que acabam causando perturbações ao meio ambiente.

O nitrato é um composto inorgânico que possui um átomo de nitrogênio (N) e três átomos de oxigênio (O), e é formado a partir da ação de microrganismos sobre fertilizantes nitrogenados, restos de plantas, esterco e outros resíduos orgânicos. Normalmente, o nitrato é absorvido pelas plantas, mas em algumas situações ele pode ser carregado pela chuva ou água de irrigação para o lençol freático e para fontes de águas superficiais (ex: rios, lagoas). Nos mananciais de água em áreas rurais ele é proveniente, principalmente, dos fertilizantes nitrogenados e da estocagem e distribuição de esterco.

A methemoglobinemia é o principal problema de saúde provocado por elevados níveis de nitrato na água de consumo humano. O sangue possui um composto chamado hemoglobina que carrega o oxigênio para as células. O nitrato, após ingerido pelo recém nascido, pode ser reduzido a nitrito (outro composto nitrogenado inorgânico). Na presença do nitrito a hemoglobina pode ser convertida em methemoglobina, que não é capaz de carregar o oxigênio, reduzindo o seu suprimento para tecidos vitais como o cérebro.

O nitrato também pode ser prejudicial à produção pecuária. Os ruminantes são especialmente susceptíveis, pois as bactérias do rúmen são capazes de converter o nitrato em nitrito. Apesar de não haver nenhuma forma de regulamentação para os animais, estes não deveriam consumir água com mais de 100 mg/l de N na forma de nitrato.

Os fertilizantes nitrogenados que escapam para lagos e baías também podem causar eutrofização da água (processo de enriquecimento da água em nutrientes). Como resultado, há um rápido aumento na população de algas e cianobactérias. A morte e decomposição destes microrganismos levam a uma redução nos níveis de O2, o que pode levar à morte de peixes e crustáceos. A decomposição destas espécies, por sua vez, irá reduzir ainda mais os níveis de O2, levando a mais mortes.

A aplicação de compostos nitrogenados no solo também contribui para o processo de acidificação. O excesso de fertilizantes nitrogenados pode também aumentar a quantidade dos óxidos nítrico e nitroso na atmosfera. O óxido nítrico pode provocar chuva ácida e o óxido nitroso participa de dois processos muito agressivos ao ambiente. A reação do óxido nitroso com o O2 contribui para a destruição da camada de ozônio na estratosfera (camada da atmosfera que filtra os raios ultravioletas prejudiciais à saúde humana) e aumenta o efeito estufa (aquecimento global).

Fontes: diáriodonordeste.globo.com; http://www.milkpoint.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...