terça-feira, 12 de junho de 2012

Saber Sustentável: Couro ecológico feito de látex


O projeto, de iniciativa da própria comunidade, está localizado da região de Manguari – Belterra – Pará. Sendo composta por 23 famílias que participam de todo processo de fabricação do material.

A produção inicia-se com a retirada do látex das seringueiras, em seguida coa-se o leite para retirada das impurezas, após isso, ferve-se para dar liga ao material. Terminada essa etapa, passa-se o leite sobre um tecido de algodão cru e espera-se a secagem do produto. O tingimento fica a critério, podendo usar qualquer cor. No final, o resultado é um belo trabalho na confecção de bolsas, roupas, cintos, calçados e diversos acessórios.

O projeto é desenvolvido desde 1997 e já tem clientes em vários Estados do país e na Europa também. Em 2003, com o apoio do IBAMA, os comunitários construíram galpões para facilitar a confecção do material. A produção é a principal fonte de renda dos moradores.

Essa iniciativa, além de gerar renda para os moradores locais, ajuda e valoriza as riquezas naturais, pois evita o desmatamento de novas áreas para plantio de outras culturas e mantem o ambiente com um mínimo de interferências antrópicas.

Tanto o governo quanto a iniciativa privada tem de incentivar projetos como esse, que retiram da floresta somente o necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...