sexta-feira, 15 de junho de 2012

6 casas subterrâneas verdes

Construir uma residência enterrada no solo ou escavada em pedras é uma maneira de diminuir drasticamente as necessidades de energia e viver em sintonia com a natureza. Confira a seguir alguns projetos ecológicos até debaixo da terra.

No melhor estilo "Hobbit"

Escavada nas montanhas do vilarejo suíço da região de Vals, famosa por seus banhos termais, esta casa no melhor estilo "hobbit" pode passar facilmente despercebida se comparada com as demais que se erguem metros acima do solo, contrastando com paisagem. E é justamente esse o intuito do projeto, se misturar com a vasta natureza ao redor, como se fosse parte integrante dela. Fruto da parceria entre o arquiteto Christian Müller e o estúdio Search, a casa tem um design sofisticado e inteligente, que elimina completamente a necessidade de aquecimento e resfriamento no verão e no inverno. A terra e as plantas que contornam a estrutura formam um cobertor verde que fornece excelente isolamento e proteção contra as intempéries naturais.

Vivendo como os Teletubbies

Malator, o nome oficial dessa casa de veraneio contemporânea, que se tornou uma das obras arquitetônicas mais originais do País de Gales, perde em popularidade quando comparado ao apelido carinhoso dado (de forma muito apropriada) pela comunidade local: Teletubby. Não poderia ser diferente. O telhado de turfa, chaminé de aço e porta com olho mágico, inevitavelmente remetem ao programa infantil dos humanoides coloridos que moravam em casas subterrâneas. O projeto escavado na colina, cujo visual se funde com a paisagem ao redor, foi desenhado por Bob Marshall-Andrews e construído em 1998 para um ex-deputado do Parlamento Europeu e sua esposa.

Condomínio "Casa Terra"

O Earth House Estate Lättenstrasse é um condomínio residencial composto por nove casas construídas sob uma pequena colina, em Dietikon, na Suíça. Elas são cobertas por terra e grama, que fazem as vezes de um cobertor de isolamento eficiente para proteger da chuva, baixas temperaturas, vento e corrosão. As residências se agrupam em torno de um lago artificial, que funciona como piscina e possuem janelas de vidro reciclado grandes o suficiente para receber quantidade generosa de luz, garantindo uma iluminação natural e, principalmente, econômica. Quem assina o projeto é a firma Vetsch Architektur.

Uma "ruína moderna" nas ilhas gregas

Outro exemplo de criatividade e arquitetura verde vem das Ilhas Cíclades, na Grécia. Projetada para suportar o clima marcada por fortes ventos do Mar Egeu, esta casa do escritório Decca foi esculpida na terra entre duas encostas e possui dois andares - sendo um visível acima do solo. O projeto tem um plano em forma de caixa simples que combina com o deserto ao redor, e ainda incorpora elementos de design tradicionais da região.

De volta ao tempo das pedras

Se você nunca pensou em morar dentro de uma caverna, alguém já. Prova disso é a casa de três andares construída dentro de uma gruta de arenito, uma formação bem estável, na cidade de Festus, Missouri, Estados Unidos. Apesar de remeter aos tempos das pedras, a casa de 4 mil metros quadrados é extremamente eficiente em energia. A maior parte das paredes no interior é natural e contribui para uma atmosfera sempre fresca. Durante o inverno, o aquecimento geotérmico garante uma temperatura agradável.

Casa de pétalas

Das setes casas listadas aqui, esta em formato de pétalas de rosa é a única que ainda não saiu do papel. Ela é parte do planos do ex-capitão do time de futebol Manchester United, Gary Neville. O projeto desenhada para ser uma casa ecológica e subterrânea em Bolton, no Reino Unido, aguarda a liberação do Comitê de Planejamento da cidade. A construção terá 8000 metros quadrados e será eco-eficiente em energia. As grandes flores em forma de pétalas abertas são projetadas para deixar entrar a luz natural nos cômodos.

EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...