quinta-feira, 28 de março de 2013

Desabamento no porto de Santana - AP

Caminhões e guindastes de mineradora caíram no Rio Amazonas. Para empresa, onda grande varreu orla, provocando abalo. O fenômeno ocorrido é chamado de Maré Alta ou Maçante, que esse ano se mostrou mais severo, em virtude da Lua cheia. O fenômeno é comum no inverno e neste mês, devidos às chuvas e ventos fortes, pode ocorrem ainda nos próximos dias.

Equipes do Corpo de Bombeiros buscam nesta quinta-feira (28) seis pessoas que estão desaparecidas após um desabamento de uma mineradora na região portuária de Santana, a cerca de 20 km de Macapá, a capital do Amapá.

Segundo os bombeiros, o desmoronamento fez com que caminhões, guindastes e parte da área administrativa da mineradora, que estavam em uma estrutura flutuante, caíssem no Rio Amazonas. O incidente ocorreu por volta das 0h30 desta quinta-feira (28) e as causas ainda estão sendo investigadas.

Mergulhadores, homens da defesa civil, da Capitania dos Portos e da Polícia Militar também estão no local. No início da madrugada, dois funcionários da empresa foram socorridos com vida do rio, informaram os bombeiros.

Em nota, a mineradora confirmou que por volta das 12h desta quinta-feira, seis pessoas permaneciam desaparecidas (sendo 3 funcionários e outros três contratados). Informações iniciais atribuem o acidente "a uma massa de água anormalmente grande que se moveu pelo braço do rio", diz a empresa.

A explicação para a força das ondas pode estar no período de chuva. Nessa época, as águas ficam mais fortes, e, em consequência, chegam com muita violência à orla.

De acordo com a tábua de marés, O coeficiente de marés em Santana, na hora do acidente, foi de pelo menos 104 (muito alto). Com este coeficiente tão alto houve grandes marés e também as correntezas foram muito notórias. As alturas das marés foram de mais ou menos 3,5 m, 0,5 m, 3,5 m y 0,3 m. Podemos comparar estes níveis com a preia-mar máxima registrada nas tabelas de marés de Macapá que são de 3,6 m e a altura mínima 0,3 m.

A Anglo American comunicou o incidente a todas as autoridades de segurança do Estado. A área atingida foi interditada pelo corpo de bombeiros e as buscas às pessoas desaparecidas foram iniciadas imediatamente. A empresa está tomando as providências necessárias para atendimento e apoio às famílias dos desaparecidos.

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...