quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Biodiversidade: três Cartas para proteger os Parques Nacionais na França


As Cartas dos Parques Nacionais de Ecrins, Mercantour e os Pirineus, que incluirão a preservação das paisagens e biodiversidade estão para ser aprovadas por Delphine Batho, Ministras da Ecologia.

As Cartas contem compromissos de todas as partes interessadas e municípios preocupados com programas de ação, tanto no centro de cada área do parque com a sua adesão. No coração do parque, que é uma "proteção rigorosa", aplicam-se objetivos e medidas regulatórias.

Cada gráfico inclui também "Diretrizes para o Desenvolvimento Sustentável", aplicável à área de adesão: eles se relacionam com a conservação dos recursos (água, paisagem, a biodiversidade...), desenvolvimento rural, transição energética, e promoção atividades de turismo e esportes.

De acordo com o ministério, "a aprovação de cartas é um passo importante para estes três parques antigos e emblemáticos", cuja criação tinha permitido "a preservação de territórios pioneiros excepcionais em muitas áreas”.

O Parque Nacional dos Pirineus foi criado em 1967. Ao longo da fronteira franco-espanhola, é um dos mais ricos parques franceses com sua flora e fauna (camurça, águias ou desman dos Pireneus, mamíferos aquáticos únicos no mundo). Os Ecrins (Alpes), criado em 1973 pelo Conselho da Europa declarou o "Europeu Mountain Park". Ele tem mais de uma centena de picos de 3.000 metros e 40 geleiras. Fundado em 1979, o Parque Nacional de Mercantour (Alpes Marítimos de Haute-Provence) é um dos mais selvagens da França, com a presença de lobos.

O Ministério afirma que todos os municípios da área de adesão destes três Parques Nacionais serão convidados nas próximas semanas a se tornarem parte do parque nacional, bem como o núcleo comum do parque.

As apostas em termos de zonas susceptíveis de serem protegidos por essas três cartas são consideráveis: o Parque Nacional dos Pirinéus consiste de um núcleo de 45.700 ha e uma área de 206.300 ha de adesão, 86 Comuns, Ecrins é composto de um núcleo de 92.527 ha e uma área de 178.854 ha, 61 Commons. Mercantour é constituído por um núcleo de 68.500 ha e uma área de 146.500 ha, 28 comum ", disse o comunicado.

O Departamento de Ecologia prevê ainda que "a implementação destas cartas mobilizarão recursos prioritários de programação do Estado, as autoridades públicas e da instituição pública de parques nacionais".

Enquanto isso, Delphine Batho disse ao Conselho Geral do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CGEDD) uma missão de avaliação para a reforma de 2006 e o status de Parques Nacionais e reafirmou o compromisso do Estado para Parques Nacional.

Cartas de outros Parques Nacionais serão aprovadas no primeiro semestre de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...