sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Apagão deixa 14 dos 16 municípios amapaenses no escuro


Problema atingiu ainda fornecimento de água e operadoras de telefonia celular

Um apagão registrado por volta de 19h30 de ontem (11) deixou 14 dos 16 municípios amapaenses no escuro por quase três horas. Apenas as cidades de Oiapoque e Laranjal do Jari não sofreram com o blackout porque nestas regiões a energia é distribuída por termoelétricas, informou a assessoria de comunicação da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). O serviço só começou a ser reestabelecido após duas horas e meia. Mas alguns bairros de Macapá, como o Muca, ficaram até três horas sem energia com registro de quedas depois de voltar ao normal.

As causas ainda são desconhecidas, mas a Eletrobrás Eletronorte, responsável pela maior parte da geração de energia elétrica no Estado, adiantou que a linha de transmissão da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes pode ter sofrido alguma falha. Rumores dão conta de que a linha teria sido atingida por um raio.

Transtornos

O problema atingiu ainda o serviço das operadoras de telefonia celular deixando os usuários incomunicáveis por quase todo o período em que faltou energia. O abastecimento de água também foi interrompido por conta do apagão. Por meio de uma rede social na Internet, o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Ruy Smith, informou ontem que todos os sistemas do órgão ficaram fora do ar. “Pela demora, após o retorno teremos de uma a cinco horas, conforme a região, para voltar ao normal”, disse.

No ano passado, o gerente regional da Eletronorte, Marcos Drago, confirmou à fragilidade dos Sistemas Isolados. Em entrevista à Gazeta, ele admitiu que o Amapá não dispõe de folga de geração, ou seja, não tem máquina térmica reserva para substituir aquela que, eventualmente, sair de operação. “O serviço é operado através de geração térmica, que é muito cara, e manter uma reserva é mais caro ainda. E esse é um sistema muito frágil onde qualquer variação de parâmetro no controle da máquina faz com que ela saia de operação, como problemas de pressão, temperatura, gases e outros”, revelou em junho de 2012.

Há tempos que a população vem sofrendo os efeitos do sucateamento da rede. O Sindicato dos Urbanitários do Amapá, que representa os funcionários da CEA, já vinha apontando a sobrecarga de alimentadores e a falta de investimentos e manutenção preventiva na rede sucateada que distribui o serviço. “O que ocorre no Estado é a manutenção corretiva, isto é, a Companhia só se preocupa em corrigir as falhas quando é detectado algum problema emergencial”, denuncia o presidente da entidade, Audrey Cardoso.

Desligamentos

O blackout aconteceu no mesmo dia em que a CEA anunciou desligamentos programados em vários bairros da capital a fim de substituir postes de madeira para concreto, bem como garantir a segurança na poda de árvores. Os desligamentos seguem hoje (11) nas ruas Francisco Xavier das Chagas, das 8h30 às 11h; Padre Vitório Galliani, das 8h30 às 13h; Maria R. Barros Machado, das 14h30 às 17h e Cláudio Lúcio Monteiro, das 9h às 13h.

Coletiva

Representantes da Eletrobrás e CEA concederam entrevista coletiva hoje às 9 horas para explicar as causas do apagão. O evento aconteceu no auditório da Eletronorte, na rua Paraná com av. Antônio Coelho de Carvalho, bairro Santa Rita. (Maiara Pires/aGazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...