sábado, 23 de fevereiro de 2013

SEMUR já se prepara para a Política Nacional sobre Resíduos Sólidos


Como requisito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Secretaria de Manutenção Urbanística de Macapá (SEMUR) está realizando várias ações de educação ambiental e licitando em breve seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos para consolidar de vez a adequação de seu aterro controlado.

Lembrando que, os municípios que não se adequarem até agosto de 2014, extinguindo seus lixões, receberão multa e não terão ajuda financeira do Governo Federal para a implantação de seus aterros controlados.

Como forma de aproximar e educar a população para a percepção e adequação sobre a PNRS, estão sendo treinados cerca de 20 educadores ambientais pela empresa terceirizada Clean - Gestão Ambiental, que cuida da coleta de lixo na cidade de Macapá. Os novos agentes serão os facilitadores e encarregados de agir junto à população levando conhecimento de como proceder corretamente na hora de selecionar seu lixo (resíduos), levando também lições de cidadania, segurança e saúde pública.

As ações-teste se realização primeiramente nos respectivos locais: Mônaco, San Marino e entorno da Unimed (Jardim Marco Zero), dada as suas dimensões, peculiaridades e fatores que favorecem a obtenção de dados a curto prazo (numero de residências, comércios e pessoas reduzidos). Posteriormente, acerca das metodologias e resultados positivos alcançados, as campanhas serão ampliadas aos demais bairros da capital.

A questão da geração e destinação do lixo que produzimos não é apenas responsabilidade dos órgãos competentes, mas sim de empresas e toda a população. É a chamada responsabilidade compartilhada. Afinal, todos nós contribuímos para sua produção, mas nem sempre para sua correta deposição e reaproveitamento.

É recomendável que todos os munícipes tenham conhecimento da problemática ambiental que assola nossa cidade, o Estado e o país no que tange na elaboração e mitigação do ciclo vicioso e ocioso que é a má acomodação e a forma de consumismo exacerbado, que tampouco prioriza o necessário e o reutilizável.

Muita gente não sabe, mas o lixo (que deveras é menosprezado e abandonado) pelos vieses urbanos, nas mãos de cooperativas e associações vira uma “obra de arte” e colabora para a geração de renda. É o papel social se desenvolvendo intimamente ao ambiental.

Ao serem abordados em seus estabelecimentos residenciais e comerciais, recebam os educadores ambientais de forma amigável e prestem atenção às suas recomendações. Serão essas poucas e valiosas palavras que contribuirão enormemente para a manutenção do nosso bem-estar e para a necessária aplicação no nosso cotidiano.

Os resíduos deverão seguir as normas técnicas por tipo de material: seja o metal (amarelo); o papel (azul); o vidro (verde); o plástico (vermelho); seja o orgânico (marrom) ou os não recicláveis (cinza) e outras nomenclaturas. Não esquecendo de observar as exceções. Muitas informações? Não se preocupem, os educadores ambientais vão orientá-los.

Como diz o ditado: “Você é responsável pelo o que cativas”. Se as dicas e conselhos não forem seguidas à risca, o trabalho de todos os atores sociais ficará comprometido e em consequência, as mazelas e deficiências ambientais perdurarão com reflexos diretamente em nosso desenvolvimento.

Um mecanismo útil e eficaz na garantia dos nossos direitos e deveres enquanto cidadão macapaenses é o conhecimento do código de postura do município, Lei Complementar nº 054/2008 que responsabiliza os geradores de resíduos sólidos, tais como resíduos de imóveis, dos serviços de saúde, industriais, da construção civil, pela segregação, acondicionamento, armazenamento, tratamento, coleta, transporte e destinação final. Ressaltando ainda, o que deve ser feito ou não nas vias públicas e sobre nossos terrenos.

Sabemos que o trabalho é enorme e árduo, mas com simples atitudes e mudanças de hábitos, são possíveis as melhorias e o restabelecimento da qualidade de vida na nossa cidade, que um dia foi conhecida como a “Cidade joia da Amazônia”.

2 comentários:

  1. Obrigado Vinícius Silva.
    Que bom que você avalia positivamente o blog. Isso é sinal que as informações estão ajudando e chegando nos mais diferentes públicos. Você pode comentar e sugerir algum tema que acha pertinente ser postado aqui. Assim como tu, todos são convidados a partilhar sobre as diversas formas de ajudar nosso meio ambiente.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...