Seria muito interessante
que os gestores escolares assumissem o compromisso de transformar a escola em
exemplo de sustentabilidade, com uso responsável de recursos, no consumo de
energias, na manutenção dos equipamentos, na utilização dos materiais, com a
qualidade de vida e do ambiente na escola. O que se deseja idealmente é que as
pessoas possam perceber-se no mundo e possam lidar com as questões ambientais a
ponto de querer transformar o seu próprio modo de viver e seu modo de interagir
com os recursos existentes. E a escola deveria ser um lugar privilegiado para
que essa percepção acontecesse.
Objetivos
- Geral: Implantar práticas sustentáveis na escola;
- Geral: Implantar práticas sustentáveis na escola;
- Para a direção, a coordenação
pedagógica, os professores e os funcionários: Identificar e promover
atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com
elas;
- Para os alunos: Desenvolver
atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos
conteúdos trabalhados em sala de aula;
- Para a comunidade do entorno: Ampliar
o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e
implantação.
Conteúdos de Gestão Escolar
- Administrativo: Levantamento
da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais
e alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício (instalações
elétricas e hidráulicas);
- Comunidade: Envolvimento
na questão ambiental, com construção de novas práticas e valores e a realização
de interferências na paisagem;
- Aprendizagem: Desenvolvimento
de habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos de energia,
água, resíduos e biodiversidade.
Tempo estimado
O ano todo.
Material necessário
Contas de luz e água, plantas do
projeto da escola, planilhas para a anotação de dados sobre o consumo de
recursos naturais, cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre
desperdício, papeis para mapas e croquis e material escolar em geral.
Desenvolvimento
1ª etapa: Planejamento em
equipe
Reúna os funcionários e inicie
uma conversa sobre a importância de criar um ambiente voltado à
sustentabilidade ambiental. Proponha a formação de grupos que avaliarão como a
escola lida com os recursos naturais, o descarte de resíduos e a manutenção de
áreas verdes ou livres de construção. É importante que a composição das equipes
esteja acordada por todos, assim haverá motivação e interesse. Você, gestor,
pode organizar a formação dos grupos, estimar os tempos e objetivos das tarefas
e sugerir parcerias. Por exemplo, funcionários da secretaria que cuidam da
compra de alimentos podem atuar com a equipe da cozinha.
2ª etapa: Diagnóstico
inicial
Oriente cada grupo a fazer uma
avaliação atenta do assunto escolhido. Por exemplo, a equipe que analisará o
uso da energia deve levantar informações sobre a distribuição de luz natural,
os períodos e locais em que a energia artificial fica ligada, as luminárias
usadas e a sobrecarga de tomadas. Já o grupo que cuidará da água levantará o
consumo médio na escola e verificará as condições de caixas- dágua, canos e mangueiras. No fim, os resultados devem ser
compartilhados com a comunidade escolar.
3ª etapa: Implantação
Com base no diagnóstico inicial,
monte com os grupos um projeto que contemple os principais pontos a serem
trabalhados. Algumas soluções são:
- Energia Incentivar a
todos, com conversas e avisos perto de interruptores, a desligar a energia
quando houver luz natural ou o ambiente estiver vazio; efetuar a troca de
lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas e eficientes, e
fazer a manutenção periódica de equipamentos como geladeiras e freezers;
- Água Providenciar o
conserto de vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes, a prática de
fechar torneiras durante a lavagem da louça, a escovação dos dentes e a limpeza
do edifício. Se houver espaço e recursos, construir cisternas é uma boa opção
para coletar a água da chuva, que pode servir para lavar o chão e regar áreas
verdes;
- Resíduos Caso não haja
coleta seletiva pelo serviço público, deve-se buscar parcerias com cooperativas
de catadores. Além disso, é possível substituir, sempre que possível, sulfite,
cartolina, isopor e EVA por papel craft reciclado e trocar o cimento pela terra
prensada na construção de alguns equipamentos, como bancos no jardim. Outras
iniciativas: manter composteiras para a destinação do lixo orgânico e a
produção de adubo, implantar programas contra o desperdício de comida e
promover o uso e o descarte corretos dos produtos de limpeza;
- Biodiversidade Investir no
aumento da superfície permeável e de áreas verdes cria espaços para o
desenvolvimento de espécies animais e vegetais, além de refrescar o ambiente,
diminuir a poeira e aumentar a absorção de água da chuva.
4ª etapa: Definição de
conteúdos disciplinares
Em reuniões com coordenadores e
professores, levante os conteúdos pedagógicos que podem receber o apoio do
projeto ao ser trabalhados em sala, como:
- A importância da água para a
vida na Terra;
- O desenvolvimento dos vegetais;
- A dinâmica da atmosfera
terrestre;
- As transformações químicas;
- Os tipos de poluição;
- Os combustíveis renováveis e
não-renováveis;
- As cadeias alimentares;
- Os ciclos do carbono e do
nitrogênio;
- A importância dos aquíferos;
- O estudo das populações, entre
outros.
5ª etapa: Sensibilização da
comunidade
Para aproximar as famílias e
permitir que elas também apliquem as ações sustentáveis do projeto em seu dia a
dia, é preciso envolvê-las desde o início. Nesse sentido, o diretor pode
convocá-las a participar de reuniões e eventos sobre o tema, expor as mudanças
implantadas na escola em painéis, apresentar as reduções nas contas de água e
de luz e convidá-las a ver de perto a preocupação ambiental aplicada nos
diferentes locais da escola.
6ª etapa: Manutenção
permanente das ações
Acompanhe o andamento das
mudanças, anotando os resultados e as pendências. Reúna os envolvidos para
fazer as avaliações coletivas das medidas adotadas. Não hesite em reforçar os
princípios do projeto sempre que julgar necessário e procure levar em
consideração novas sugestões e soluções propostas por alunos, educadores ou
famílias. É importante ter em mente que essa manutenção deve ser permanente e
não apenas parte isolada do projeto.
Avaliação
Retome os objetivos do projeto, recordando o que a escola espera alcançar, e questione se eles foram atingidos, total ou parcialmente. Monte uma pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retome aqueles que merecem mais aprofundamento. Avalie também o envolvimento da equipe e dos alunos, se todos estão interessados na questão ambiental e se eles mudaram as atitudes cotidianas em relação ao desperdício e ao consumo.
Retome os objetivos do projeto, recordando o que a escola espera alcançar, e questione se eles foram atingidos, total ou parcialmente. Monte uma pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retome aqueles que merecem mais aprofundamento. Avalie também o envolvimento da equipe e dos alunos, se todos estão interessados na questão ambiental e se eles mudaram as atitudes cotidianas em relação ao desperdício e ao consumo.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br
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